Website em Manutenção

O website encontra-se em manutenção de momento.
Pedimos a vossa compreenção e prometemos ser breves.

Vacinação: a falsa sensação de segurança pode ter levado a um descuro na limpeza e desinfecção?

2021-01-28

Portugal, no contexto da União Europeia, é dos países que mais vacina contra a covid19. O processo de vacinação começou a 27 de Dezembro de 2020, no Porto, no Hospital de São João e, desde então, o esforço tem sido grande para imunizar toda a população.

As duas vacinas já aprovadas para uso na União Europeia e em Portugal, a da Pfizer/BioNTech e a da Moderna, requerem, no entanto, a administração de duas doses, o que significa que a imunização completa implica um esforço e tempo ainda maiores. Em Portugal, ainda não existem dados que nos permitam perceber quanto tempo demorará para dar a dosagem completa a toda a população.

No entanto, e ainda antes do Natal, o alívio das medidas ajudou a que a percepção geral da população fosse de que já no início deste ano o combate ao coronavírus estaria terminado. Isto permitiu que, para além do meio particular, muitos negócios descurassem as medidas de prevenção que anteriormente tinham tomado, e a limpeza e desinfecção dos seus espaços, permitindo o contágio entre colaboradores, clientes e parceiros.

É, por isso, muito importante voltar a aplicar todas as medidas e procedimentos de limpeza e desinfecção já aprendidos e reforçar que a limpeza e desinfecção são duas tarefas distintas e que se devem complementar, para a eficaz eliminação deste vírus e de qualquer outro mircrooganismo.

Relembramos, assim, que quando nos referimos a limpeza, o objectivo principal é a remoção de sujidade. Apesar do número de microorganismos potencialmente patogénicos, poder ser diminuído com esta acção, a verdade é que nunca são totalmente removidos das superfícies, continuando a existir o risco de contaminação.

Por outro lado, e quando falamos em desinfecção, pressupõe-se a utilização de produtos químicos desinfectantes, com o objectivo de destruir esses microorganismos. Este processo, no entanto, não limpa necessariamente superfícies sujas, pelo que se não existir uma limpeza prévia, continuará a existir substrato para que os microorganismos se alimentem e se reproduzam. Consulte o nosso Ebook gartuito - Qual a importância de usar os produtos e métodos de limpeza e desinfeção correctos? - ou, se tiver alguma dúvida sobre a melhor forma de eliminar este e outros vírus do seu negócio, fale connosco.
 

Voltar

Partilhe nas redes sociais: