Website em Manutenção

O website encontra-se em manutenção de momento.
Pedimos a vossa compreenção e prometemos ser breves.

Ainda não sabe qual a máscara de proteção mais adequada para os seus colaboradores?

2020-11-18

Sabemos que o uso de máscaras de protecção pode ajudar a não propagar o vírus causador da covid19, uma vez que são eficazes no bloqueio de gotículas, principal via de transmissão deste vírus.

Mas será que sabemos que máscaras devemos usar num escritório? Quando vamos às compras? Ou que soluções eficazes existem para proteger profissionais de saúde e limpeza, ainda mais expostos a este vírus?

Antes de entender as características de cada máscara de protecção e qual a mais indicada à população em geral e aos vários trabalhos de limpeza, em empresas e mesmo hospitais, tenhamos a certeza de que passos devemos realizar para um uso correcto de máscara: 

1. Antes de colocar a máscara desinfete as mãos com desinfetante à base de álcool, ou lave ou com água e sabão;
2. Use a máscara para cobrir a boca e o nariz e assegure-se que não há espaço entre a máscara e o rosto;
3. Evite tocar na máscara e, se o fizer, lave imediatamente as mãos;
4. Troque a máscara quando estiver húmida e não reutilize as que são de uso único;
5. Para retirar a máscara faça-o por trás, sem nunca tocar na parte da frente;
6. Deposite sempre a máscara num contentor fechado e lave as mãos.

Os vários tipos de máscaras de protecção existentes:



Para saber que máscara de protecção usar, a pergunta a fazer é simples: vai ser para uma situação onde a protecção é necessária, como é o caso da grande parte dos profissionais de limpeza, ou para protecção de terceiros quando se tem de partilhar o mesmo espaço mas onde não existe um risco elevado de contágio?

Deste modo, o uso da máscara cirúrgica é recomendado para a população em geral em deslocações rápidas na rua, no supermercado ou farmácia, por exemplo.


Por outro lado, as máscaras FFP2 são as realmente eficazes para a proteção deste vírus e podem ser usadas de forma segura em ambiente de trabalho diário, em locais de risco dito normal (linhas de montagem de fábricas, limpeza de escritórios, estafetas, etc.).

Outro tipo de máscaras - total facial, por exemplo - poderão também ser utilizadas, em conjunto com outro tipo de proteção pessoal de vestuário, nomeadamente em situações de risco elevado como a limpeza de hospitais com pacientes infectados.
 

O equipamento de protecção dos profissionais de limpeza:

Quer seja em locais de maior risco, quer seja em empresas e estabelecimentos que mantêm os seus negócios ativos e com funcionários, a higienização e limpeza dos espaços deve agora ser realizada com maior regularidade e de forma mais meticulosa, não esquecendo os pavimentos, revestimentos, equipamentos e utensílios e superfícies, como corrimões, maçanetas de portas e botões de elevador.

Os profissionais de limpeza fazem, por isso, parte desta linha da frente que é tão importante quanto invisível e que tem a responsabilidade de diminuir os riscos de contágio desta pandemia.

O STAD, sindicato que representa estes trabalhadores, quer assegurar que o uso de luvas, máscaras e equipamento especial quando necessário, é entregue e usado de forma correcta por estes trabalhadores.
 
A particularidade da protecção para os profissionais de limpeza hospitalar:

Médicos, enfermeiros e auxiliares têm ao seu lado estes profissionais, aliados essenciais para garantir que estes espaços não são mais um foco de infeção, e que acabam por ter de se proteger da mesma forma dos profissionais de saúde: fato completo, luvas, máscara, óculos e proteção de botas.

No entanto, nos hospitais, não foi apenas o equipamento de protecção individual que teve de ser alterado. Rotinas simples como o ato de tirar um saco do lixo do quarto dos doentes ou o tipo de detergentes utilizados e forma de os usar também mudou, desde que foi confirmado o primeiro caso de infeção por covid-19 em Portugal.
 
Compreendendo as diferenças entre os vários tipos de máscaras de protecção e a  importância em adotar cuidados de proteção para os profissionais de limpeza, regulamentando até directrizes e materiais deste sector, espera-se não só a protecção destes trabalhadores e de todos os serviços e pessoas que deles dependem hoje mas, também, que estas medidas agora aprendidas continuem a ser aplicadas no futuro, garantindo uma higienização correta dos espaços e a proteção do bem mais importante, a vida.

Ficou com alguma questão em relação ao modelo de máscaras de protecção que deve disponibilizar à sua equipa? Fale connosco.

 

Voltar

Partilhe nas redes sociais: